5 Passos para Construir a Casa Própria

5-Passos-para-construir-a-casa-própria

Quando o assunto é construção, o planejamento é a chave principal do sucesso. Dificilmente um projeto funcionará sem um bom plano de ação, e para evitar futuras dores de cabeça, é necessário segui-lo à risca.

Planejar uma nova residência é trabalhoso, mas não possui grandes segredos. Quanto mais preparado você estiver, menor serão as chances de algo dar errado.

Por isso, é fundamental saber os principais passos para começar a construir sua casa do zero.

VEJA OS 5 PASSOS PARA CONSTRUIR A CASA PRÓPRIA

1 – ESCOLHA UM BOM TERRENO

ESCOLHA-UM-BOM-TERRENO

Escolher um bom terreno é o primeiro passo para definir se sua construção irá triunfar ou não. É preciso estar atento a localização, qualidade do solo, possíveis desníveis e até mesmo a área permitida para levantar o imóvel. Encontrou um terreno do tamanho ideal, mas está na dúvida se ele é o mais indicado para você? Converse com algum profissional qualificado para tirar todas suas dúvidas.

2 – DETERMINE O CUSTO DO PROJETO

imagem-planejamento-casa

Com o terreno escolhido, montar uma planta é o pontapé inicial para decidir o quanto você pretende e pode gastar durante todo o processo. O orçamento irá definir o tamanho, a qualidade e a duração do trabalho. Vai financiar ou já dispõe de todos os recursos financeiros? É bom levar em consideração os futuros gastos com a mão de obra qualificada também, já que a maioria dos profissionais deste ramo, costumam cobrar por m² construído. A falta de dinheiro pode atrasar a realização do sonho casa própria.

3 – PESQUISA DE PROFISSIONAIS

PESQUISA-DE-PROFISSIONAIS

Depois da planta ter sido aprovada pela prefeitura de sua cidade, que você já sabe o tamanho de seu novo lar e já decidiu qual a melhor forma de administrar sua obra, é hora de definir quem serão seus parceiros durante essa jornada. Definir ótimos pedreiros, engenheiros, arquitetos ou pintores, é essencial. Um depende diretamente do trabalho do outro. O pintor não conseguirá deixar uma parede bonita, se ela não estiver bem rebocada, por exemplo.

4 – COMPRAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

COMPRAR MATERIAIS DE CONSTRUCAO

Essa é a parte que mais demanda pesquisa, uma vez que estes insumos são a base de todo o projeto. Felizmente, com a tecnologia atual, há inúmeros aplicativos que podem ajudar a controlar esses custos, como as calculadoras online, que simulam a quantidade de materiais necessários do básico ao acabamento. 

 

5 – DEFINA UM CRONOGRAMA

imagem-planejamento-casa2O cronograma é primordial para manter sua construção dentro dos estágios programados, e certificar de que eles estão sendo cumpridos. A limpeza do terreno, o alicerce, o contrapiso, a parede, a laje, a cobertura e o acabamento são etapas que precisam constar nesse planejamento.

E não se esqueça: seja qual for o tamanho de sua planta e da quantidade de envolvidos, a segurança no canteiro de obras deve estar sempre em primeiro lugar. Os materiais, EPI’s e EPC’s devem estar bem armazenados e sinalizados também.

Então, em qual estágio sua construção se encontra?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *