3 Maneiras de administrar uma obra

3-maneiras-de-administrar-uma-obra-site

Uma das maiores metas da maioria das pessoas, independente do gênero, idade ou religião, é ter um cantinho para chamar de seu. E caso não haja planejamento suficiente, a construção da casa própria pode se tornar um problema sem fim.

Existem diversos caminhos para seguir quando falamos sobre construir, e orientação em relação a este momento tão decisivo nunca é demais. Vale a pena estar por dentro das principais dicas de quem entende do assunto.

Primeiro de tudo, é importante ter em mente que construir uma residência é um processo complexo, que demanda tempo de todos os envolvidos, por isso, é imprescindível que a forma de gerenciar este período, seja correspondente com sua rotina. As 3 principais maneiras de administrar uma obra, são:

1 – Supervisione você mesmo

faca-voce-mesmoSupervisionar requer, antes de mais nada, tempo e disposição de quem opta por essa tática. Se de um lado você estará inteirado com tudo o que acontece em sua construção e poderá acompanhar diariamente seu progresso, de outro, as chances de enfrentar dores de cabeças é maior, já que as chances de lidar com problemas, como a desistência de pedreiros ou gasto desnecessários, é maior. De qualquer forma, este acaba sendo o caminho mais escolhido, pois a pessoa se torna responsável por comparar preços e escolher os materiais, definindo em primeira mão todos os passos para finalização da casa dos sonhos. Existem diversas ferramentas online que podem te auxiliar a manter o orçamento inicial, como as calculadoras de obras.

 

2 – Contratar um empreiteiro

contratar-empreiteiroContratar alguém especializado em administrar construções, ainda é visto por muitos como um gasto desnecessário, porém, é uma boa alternativa para quem não tem tempo para conduzir o andamento da obra ou de fazer vários orçamentos. Uma outra vantagem de contratar um empreiteiro, é que no geral, esse tipo de profissional normalmente conhece as lojas de materiais mais baratas e os pedreiros mais caprichosos também, entretanto, toda essa comodidade frequentemente consome uma parte do orçamento que a maioria das pessoas preferem gastar em outras etapas, com o acabamento, por exemplo.

 

 

 

3 – Contratar uma construtora

contratar-construtora

Essa opção é para aqueles que querem ter o mínimo de dor de cabeça possível durante a execução da obra, e não se importam em pagar um pouco mais para receber a chave só quando o projeto estiver 100% pronto e sem necessidades de ajustes. Uma das maiores vantagens em fechar com uma construtora, é a existência do contrato trabalhista, que caso a empresa tenha uma boa reputação e seja transparente, garante o cumprimento do prazo do projeto, evitando gastos desnecessários, além de diminuir as chances de serem realizadas gambiarras no local. A desvantagem ainda fica por conta do preço, que chega a consumir até 30% do orçamento inicial.

Independente da maneira de administração para sua obra que escolheu, é importante que todas as variáveis sejam analisadas, a fim de evitar ao máximo descontentamentos futuros. Você mesmo irá supervisionar? Não deixe de conferir a qualidade dos produtos que está comprando. Vai contratar um empreiteiro ou construtora? Converse com quem já contratou esse serviço antes. A intenção é evitar que a construção da casa própria deixe de ser um sonho e se torne um pesadelo com o passar do tempo.